sábado, 10 de março de 2012

FANIME, SAN JOSE, CA

FANIME, SAN JOSE, CA
Trouxemos hoje um live report sobre um show que aconteceu nos EUA. 

Um funcionário no Auditório Cívico de San José me disse: "Eu nunca vi nada como isso antes", referindo-se à enorme fila para o Show do An Cafe que dava voltas em torno de cinco quadras. Os moradores de São Jose que desconheciam o Fanime¹, certamente tomaram conhecimento do evento após passar pela fila, já que a mesma era extremamente brilhante e colorida para não ser notada. Entre os dedicados fãs, estavam aqueles que se vestiam dos pés a cabeça de acordo com a moda japonesa e também aqueles totalmente  vestidos com cosplay. Apesar do tempo de espera e do clima oscilante, havia alegria por toda a parte. Eu tenho que confessar aos fãs de An Cafe: eles são os mais jovens fãs, em comparação com outras bandas, mas seus corações estão, definitivamente, no lugar certo.

Ramen & Rice² foram admiráveis fazendo a abertura do Show. É interessante ver um duo de violoncelo e violino como introdução de uma banda de Jrock, o que serviu que quebra-gelo para os fãs de anime na plateia não familiarizados com An Cafe. O clima era de expectativa. Todos pareciam prontos para dançar e, curiosamente, durante a apresentação de Ramen & Rice, várias pessoas começaram uma "dança de salão". Contudo, nada poderia prever quão selvagem a atmosfera estava prestes a se tornar.

Quando as luzes se apagaram, os gritos subiram como flechas. Cada onda de batidas trouxe um novo membro par o palco e mostrou o quão longe sua popularidade chegou. Quando o último membro, o vocalista Miku, subiu ao palco, a multidão abaixo pareceu estar a beira de uma explosão. Essa foi, afinal, a primeira performance do An Cafe nos EUA, e depois de seis anos de carreira, a emoção era muita antes mesmo do show começar.

"Let's get crazy!". O anúncio de Miku sinalizou a primeira música da noite, Lock on the New Sekai. Foi uma escolha que permitiu que o An Cafe mostrasse sua personalidade para o público. Olhando pra Teruki e vê-lo tão feliz por tocar sua bateria, isso definitivamente colocou um sorriso em meu rosto. Mal dando ao público a chance de respirar, toando Baby King em seguida. Esta canção baseia-se fortemente no teclado, e por um momento a glória foi dada ao tecladista Yuuki, que brilhou de forma positiva no desempenho daquela noite.

Eu esperava, como a maioria dos fãs de AN Cafe, que a maior parte da setlist seria composta por músicas do seu último álbum, Gokutama Rock Cafe. No entando, eles continuavam toacando, vez ou outra suas antigas canções. Apesar da ausência do guitarrista original que jogou os riffs marcantes tão melodiosamente em Wagamama Koushinkyouku, Takuya claramente tem seus próprios e habilmente dominou as notas na música. Para ser franco, Takuya pode realmente arrasar!

Eu esperava, como a maioria dos fãs de AN Cafe, que a maior parte da setlist seria composta por músicas do seu último álbum, Gokutama Rock Cafe. No entanto, eles continuavam tocando, vez ou outra suas antigas canções. Apesar de o antigo guitarrista tocar de forma marcante Wagamama Koushinkyouku, Takuya demonstrou ter habilidade e dominou as notas da música.

Assim que a introdução de teclado de Tekesuta Kousen começou percebeu-se que foi definitivamente o favorito da multidão. Tekesuta Kousen fez com que toda a platéia seguisse os movimentos de para-para do Miku em sincronia com ele. Ao final da música pareceu que o número de pessoas aumentou. Escapism  foi a próxima e eu gostaria de definir essa canção como tendo sua própria energia, alternando entre a elegância, e a diversão. Escapism ainda mantém as coisas no lugar, mas é diferente o suficiente para mostrar ao público que, ao contrário do que a maioria fala, as músicas do An Cafe não soam todas iguais. E mais uma evidente música dançantes: Nanairo crayon de egaku hikari wo acompanhou um momento tão delicado quanto a melodia em si. O vocal profundo de Miku atingiu o coração de muitos caffekos e tocou todos com êxito.

O irreverente Happy Rock tão bem conhecido voltou na hora certa.  E.t.c. The world e Nyappy in the World 3 de alguma forma fez com que um grupo de fãs se formasse em minha frente que deram as mãs formando um círculo. Claramente, ninguém estava ligando para etiqueta ou imagem essa noite.O auditório inteiro era uma piscina de braços movendo-se com liberdade pra inde quisessem. Esse é um importante efeito de uma apresentação do An Cafe. Performances ao vivo, obviamente, levam muitas pessoas a um estado de pressão, já que ninguém  quer ser o espectador solitário  entre os fãs enlouquecidos, mas An Cafe tem a capacidade de atrair qualquer pessoa para a sua divertida festa. De fato, se eu pudesse descrever esse ao vivo em duas palavras seriam "Dance Party" (festa dançante).

Para ser conciso, não foi o tempo toda essa festa de dança. Também houve MC's em que cada apresentação dos membros causavam gritos extremamente agudos que não duraram muito já que a os MC's eram curtos e as músicas cheias de energia não mostravam sinais de parar.

Kakusei Heroism é seriamente uma conção brilhante que mostra a combinação vencedora de baterista, tecladista, baixista e vocalista que o An Cafe possui. Talvez algumas bandas consigam "tirar" seu som com três ou dois anos de carreira, mas An Cafe requer cinco anos e essa música certamente deixa claro como cada membro é vital para o som. Koritsu Hospital foi uma das músicas mais difícieis de tocar e a mistura de para-para e fortes batidas foi muito envolvente.Cherry saku Yuuki iluminou o público com sua mistura de melodias brilhantes intercaladas com o forte e inflexível rap de Miku. Seus raps são bastante agradáveis, devo dizer. Nem todos os vocalistas podem fazê-lo, mas entre seus movimentos de dança e habilidades únicas no rap, eu me pergunto se há algo alguma coisa que Miku não consegue fazer no vocal... para não falar do Pato Donald. Nada poderia decepcionar neste show, dada a harmonia do desempenho do An Cafe, sempre borbulhante, sempre cativante, sempre divertido. mas parecia que a diversão foi diminuindo conforme o fim se aproximava...

An Cafe deixou seu trunfo para o final. A plateia sabia que um encore estava por vir. E consistia em apenas uma canção, que foi a suficiente. Smile Ichiban ii Onna foi definitivamente para agradar a multidão, mas é também uma canção que testa os limites de quão longe uma banda pode chegar a seu público. As letras edificantes com a presença das "últimas palavras" para o público, levando-os para cima o suficiente para não esquecer esta noite memorável, mas também entregando a mensagem para seguir em frente. Ao invés de se sentir mal pelo fim do show, o encore serviu como motivação. As palavras de despedida de Miku deixou o público com esperança, "Nós estaremos de volta!" disse ele.

O alegria permaneceu mesmo após o término do show. Adultos que acompanham seus filhos parecia convencido de que seu tempo não foi desperdiçado e pareciam um pouco atordoados, e os fãs poderiam riscar uma meta de suas listas - sentiam-se convencidos de que sua devoção para a banda resultou em momentos maravilhosos. Penso na larga corrente de pensamentos que as pessoas tinham após o Show: “As passagens de avião? Vale a pena. As nove horas passadas no carro? Vale a pena. A longa espera para bilhetes seguido pela longa espera na fila? Vale a pena. Sacudir uma foto polaroid em um concerto do An Cafe? Vale totalmente a pena.

SET LIST 

Lock on the Go-NEW-SEKAI

Baby King

Wagamama Koushinkyouku

-MC-

TEKESUTA KOUSEN

Escapism

Nanairo crayon de egaku hikari wo

e.t.c. The World

NYAPPY in the world 3

-MC-

KAKUSEI Heroism

Koritsu Hospital

Cherry SAKU YU-KI

encore

Smile ICHIBAN II ONNA

¹Fanime: evento que ocorre anualmente em San Jose – Califórnia
²Ramen & Rice: uma dupla que toca violino e violoncelo, e que são capazes de reproduzir qualquer tema de jogo ou anime.



Traduzido por Coffee Break.
Texto Original e imagens por Jrock Events USA
Por favor, não retirar sem os devidos créditos!

Um comentário:

  1. Olá pessoal!
    A Sakiy me passou o endereço do blog do qual ela participa e resolvi dar uma passadinha para olhar. =) Adorei, muito bem feito!!
    Eu disse a ela que repassaria o link de um blog que eu tenho de inuyasha, então espero que não se incomodem:
    http://higurashijinja.wordpress.com
    Beijos e parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir